fbpx

Saiba a diferença entre o Enem Digital e Tradicional

Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado também em formato digital, além da prova tradicional. O exame terá duas datas de aplicação.

 

A novidade foi anunciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no ano passado, como uma das mudanças previstas que acontecerão nos próximos anos.

 

prova regular acontecerá nos dias 1 e 8 de novembro, e a versão digital será aplicada nos dias 11 e 18 de outubro. Ambos os exames acontecerão presencialmente.

 

A versão digital será aplicada em fase piloto e serão opcionais aos estudantes no momento da inscrição. A aplicação da prova será realizada em computadores através de uma plataforma desenvolvida pelo MEC, que pretende usar os equipamentos de instituições de ensino localizadas nas cidades participantes do projeto.

 

Poderão participar do Enem Digital os alunos que já concluíram o Ensino Médio, ou os que se formarão ao final deste ano, não havendo a opção para treineiros. As provas terão 180 questões mais a redação, assim como a prova tradicional, porém as perguntas serão diferentes e o nível de dificuldade será o mesmo em razão da Teoria de Resposta ao Item (TRI), bem com o tempo de resolução das questões. A redação também terá temas diferentes e permanecerá sendo feita de forma manuscrita. A prova poderá ser feita em apenas uma das versões para cada participante, não sendo possível realizar a tradicional e a digital.

 

Serão disponibilizadas 100 mil inscrições para a versão digital, quando o número for atingido, as inscrições desta versão serão encerradas e os demais estudantes terão a opção de se inscrever nas provas tradicionais.

 

O Enem 2020 deverá ser a última edição do exame que seguirá a atual Matriz de Referência do Enem, Segundo o MEC, a partir de 2021 a prova sofrerá mudanças para se adequar ao Novo Ensino Médio.

 

A intenção é que o Enem seja 100% digital até 2026. As inscrições para o Enem Digital 2020 deverão ser feitas pela Página do Participante, mesmo site onde são realizadas as inscrições para as provas tradicionais. A única diferença será a data de aplicação das provas. A taxa também é a mesma, no valor de R$85.

Fonte: Cursinho da Poli

 

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie um email para contato@aecursinho.com.br

× Ola podemos ajudar?